Inadimplência do DPVAT não autoriza a negativa de indenização pela Seguradora

 

O seguro Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é uma espécie de seguro obrigatório instituído em 1974 com o intuito de conceder amparo às vítimas de acidentes de trânsito.

 

Em outras palavras, pode-se dizer que configura um instrumento de proteção social das vítimas de acidentes de trânsito, sejam elas nacionais, estrangeiras, pedestres, motoristas ou passageiros.

 

Esse seguro abrange inclusive quem concorreu para o acidente e somente pode ser recebido com a devida comprovação da ocorrência e das despesas dela decorrentes, como os gastos com tratamento médico e recuperação da vítima. 

 

Todavia, diversas seguradoras têm negado a efetivação de pagamento aos segurados vítimas de acidente de trânsito que, na ocasião do dano, estavam inadimplentes.

 

Diante disso, diversos segurados que deixaram de receber a respectiva indenização por acidente de trânsito sob esse fundamento, passaram a buscar o Poder Judiciário para solucionar o impasse.

 

Ciente disso, o Superior Tribunal de Justiça - STJ editou a súmula de nº 257 a qual dispõe que:

 

"A falta de pagamento do prêmio do seguro obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) não é motivo para a recusa do pagamento da indenização".

 

Em recente julgado da  30ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, o relator do recurso, desembargador Lino Machado, ao proferir seu voto, destacou:

 

"... tenha-se em conta que o recebimento do seguro obrigatório DPVAT deve ser visto no contexto da situação social e econômica do segurado, tendo em vista que o DPVAT tem características especiais e representa seguro de natureza social".

 

Com isso, percebe-se que, independente da situação de recolhimento do prêmio, na qualidade de proprietária de veículo envolvido no acidente, a vítima, caso comprove de maneira regular os danos por ela suportados em virtude do acidente, fará jus a indenização do seguro obrigatório DPVAT.

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Destaques

Corretor é indenizado em verbas trabalhistas por construtora

20.09.2019

1/3
Please reload

Recentes
Please reload

Arquivo