Reconhecimento de negativação indevida garante direito de aumento de score



É comum encontrar cidadãos com dificuldades em conseguir obter créditos por meio de empréstimos bancários ou financiamentos em razão de negativação junto aos órgãos de proteção ao crédito (“nome sujo”) ou de baixos scores.

Isso porque, diversas empresas, lojas e bancos tem buscado descobrir se o seu cliente se encontra em alguma dessas situações antes de conceder o crédito.

A negativação decorre do registro da pessoas nos cadastros do SCPC e do Serasa e o score de uma pontuação constituída a partir do histórico de pagador do interessado no crédito.

Conforme a pontuação do score aumenta, as chances de se obter um empréstimo também se elevam e vice versa.

Ocorre que, em algumas situações, apesar da regularidade das dívidas, várias pessoas tem seus nomes inscritos, de maneira indevida, no cadastro de inadimplentes do SCPC e do Serasa, o que geralmente é corrigido por meio de um processo judicial.

Contudo, ainda que o reconhecido o erro no lançamento dessas dívidas, os órgãos de proteção têm optado apenas por excluir a dívida, mantendo-se os scores dos consumidores em níveis baixo, como se estes fossem maus pagadores.

Dessa forma, sempre que o interessado na obtenção de crédito tomar medidas para cancelar a negativação indevida deve buscar também obter do órgão responsável pelo score o retorno a pontuação anterior ao empréstimo ou financiamento que gerou a dívida questionada.

Destaques
Recentes
Arquivo
Busca por Tags
 

© 2008 por Samuel Gomide & Advogados Associados.