top of page

Exigência de contratação de seguro em contrato bancário pode ser considerada prática abusiva



Segundo recente entendimento firmado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), nos contratos bancários em geral, o consumidor não pode ser obrigado a contratar seguro com a instituição financeira ou com a seguradora por ela indicada.


Esse entendimento decorreu do aumento de casos na Justiça nos quais os interessados informavam que a contratação de seguro prestamista estava sendo uma condição obrigatória de contratação.


O seguro prestamista é uma modalidade de seguro de proteção financeira que garante a quitação de uma dívida ou de planos de financiamento, caso o segurado morra, seja reconhecido como inválido, esteja em situação de desemprego involuntário ou perca a renda.


Dessa forma, caso ocorra alguns dos fatos previstos na apólice desse tipo de seguro, o segurado terá sua dívida quitada.


Segundo o STJ, a inserção desse tipo de seguro nos contratos bancários é possível, desde que, realizada de forma optativa, isto é, com oferecimento de oportunidade ao contrante de aderir ou não a esse seguro.


Isso porque a obrigatoriedade de contratação do seguro configura uma prática comercial abusiva denominada venda casada.


A Corte Superior também se posicionou no sentido de que, caso o interessado opte pela contratação do seguro de proteção financeira, deve a ele ser assegurada a oportunidade de escolher a seguradora de sua preferência, o que impede a venda casada.


De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (art. 39, I), a venda casada consiste justamente nessa imposição de um produto ou serviço, no caso a contratação de seguro prestamista, como forma de se obter o produto ou serviço desejado inicialmente.


Em outras palavras, sempre que alguém tiver interesse na aquisição de um produto ou serviço, mas somente puder obtê-lo mediante a contratação de outro produto ou serviço não desejado inicialmente, estará diante de uma venda casada.


A inserção de uma cláusula em contrato bancário, que preveja a obrigatoriedade de contratação de seguro com a instituição financeira ou seguradora por ela indicada, configura espécie de venda casada, pois a contratação do seguro deve ser facultativa e a escolha da seguradora cabe ao próprio interessado.


Dessa forma, caso no contrato bancário seja inserida cláusula que imponha a aquisição de determinado seguro prestamista, como meio de se fechar o negócio, o contratante pode buscar o Poder Judiciário para questionar essa exigência e solicitar a devolução das parcelas já pagas desse seguro.





Destaques
Recentes
Arquivo
Busca por Tags
 
bottom of page