top of page

Vítima de violência doméstica deve ter afastamento custeado pelo INSS

A justiça brasileira, por meio do Superior Tribunal de Justiça - STJ, fixou o entendimento de que o afastamento de mulher do trabalho, por motivos de violência doméstica, faz com que o INSS arque com danos resultantes da imposição de medida protetiva à vítima.


De acordo com a 6ª Turma do STJ, as situações de violência doméstica, por implicar em ofensa a integridade física ou psicológica da vítima, são equiparáveis à enfermidade da segurada, o que justifica o direito ao auxílio-doença, independente de contribuição.


A Lei nº 11.340/2006 (Lei Maria da Penha) assegura, nos casos de violência doméstica, o afastamento da empregada e a manutenção do vínculo trabalhista por até 6 meses.


Todavia, existiam dúvidas quanto ao responsável pela manutenção da empregada durante o período de afastamento e quanto à natureza trabalhista da medida.


Segundo o relator do caso, Ministro Rogerio Schietti Cruz, os primeiros 15 dias de afastamento devem ser pagos diretamente pelo empregador, e os demais, pelo INSS, aplicando-se dessa forma as regras do auxílio-doença.


Também esclareceu o relator que o afastamento decorrente da aplicação da medida protetiva constitui hipótese de interrupção do contrato de trabalho.


O reconhecimento, pelo ministro relator, do afastamento como caso de interrupção do contrato de trabalho é benéfica às trabalhadoras, pois nesse caso a empregada não é obrigada a prestar serviços, porém o período é contado como tempo de serviço e o salário é pago normalmente, o que não ocorre nos casos de suspensão .


Durante o julgamento do caso, o Tribunal definiu também que, para comprovar a impossibilidade de comparecer ao local de trabalho, em vez do atestado de saúde, a vítima deverá apresentar o documento de homologação ou a determinação judicial de afastamento em decorrência de violência doméstica.


Dessa forma, conclui-se que o tempo afastamento de uma trabalhadora por motivo de aplicação de medida protetiva prevista na Lei Maria da Penha, deve ser custeado INSS após os 15 primeiros dias.



Destaques
Recentes
Arquivo
Busca por Tags
 
bottom of page